Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Abordagem dos Hábitos Alimentares com os alunos do 3º Ciclo

A escola é um espaço adequado para a promoção da saúde e tem papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida. Já que saúde é um dos Temas Transversais, nada mais adequado do que a sua abordagem nas aulas práticas, no caso específico, o trabalho de hábitos alimentares através das aulas de matemática com esses alunos.
O presente projeto surgiu da observação do lanche dos alunos na hora do recreio e também por não saberem exatamente o que estão consumindo em níveis composição, sendo atraídos apenas pelos belos rótulos e sabores, bem como do questionamento da variação de preços e valores dependendo da localidade do produto consumido, de região e do tipo de alimento ou mercadoria.
Diante dessa problemática de bons hábitos alimentares, juntamente com a necessidade dos alunos de descobrir o que é saudável e o que são apenas guloseimas, o projeto será engajado juntamente com o tema principal da escola Kreen Akarore, o letramento.  Fazendo que os alunos possam aprofundar-se no tema alimentação e no cálculo associados ao tema do hábito saudável e ao mesmo tempo, propor atividades que permitam que o aluno perceba a necessidade de saber ler e interpretar o que realmente diz nos rótulos dos alimentos consumidos diariamente por eles.

FIG. 01 – Professor ensinando alunos a desenhar Tabelas e Gráficos
FONTE: Maria do Socorro S. Brasil

FIG. 02 – Alunos desenhando
FONTE: Maria do Socorro S. Brasil

FIG. 03 – Aluna pintando gráfico
FONTE: Maria do Socorro S. Brasil

FIG. 04 – Alunas desenhando
FONTE: Maria do Socorro S. Brasil

FIG. 04 – Exposição de um dos trabalhos do 7º ANO “A” da EE. Kreen Akarore
FONTE: Maria do Socorro S. Brasil



***

Nenhum comentário:

Postar um comentário