Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Projeto Leitor do Mês


A biblioteca exerce um papel fundamental na realização desse projeto, no desenvolvimento do aluno leitor. Este ambiente foi adaptado para tornar-se o espaço mais atrativo e fascinante dentro da escola, sendo agradável, dinâmico, descontraído, para que possam prevalecer às boas relações entre os alunos, livros e professores. Em nossa biblioteca foi desenvolvido o “Cantinho da Leitura”, a intenção é tornar um cantinho aconchegante e possibilitar, sem imposições, uma aprendizagem e apreço pela literatura, sendo um convite atrativo e fazendo com que cada visita a biblioteca torne-se uma descoberta.
 A escola tem como função principal, através deste projeto, estimular o aluno ao prazer da leitura. O projeto foi desenvolvido de forma a permitir o livre acesso dos alunos a biblioteca, no qual cada um possui uma ficha em que é feito o registro dos livros emprestados para serem lidos em casa. Através das fichas é possível o registro de entradas e saídas de livros, data de devolução e quem está na fila aguardando. Para participar do projeto o aluno tem que entregar para a bibliotecária uma resenha do livro, em que também deve constar o que ele aprendeu através da leitura, assim ao mesmo tempo em que é estimulada a leitura o projeto desenvolve também a escrita e a imaginação.
O aluno vencedor é o que entrega mais resenhas no período de um (01) mês, tornando-se o “Leitor do Mês”, e recebendo uma premiação simbólica. Também é feito o registro no mural da biblioteca através de sua foto moldurada, servindo assim de estímulo para os demais alunos. Através deste projeto percebe-se a dedicação dos alunos, que procuram a escola no período do contraturno para pesquisar os livros utilizados para a leitura. Este projeto já faz parte desta escola, sendo de grande orgulho perceber a dedicação tanto dos professores quanto de nossos alunos. Como já dizia Bill Gates: “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.”





***

Nenhum comentário:

Postar um comentário